Redirecionando... Aguarde!

quinta-feira, 3 de março de 2011

Educação (ou a falta dela) no Trânsito!



O trânsito de San Francisco é um caso a parte mesmo. Primeiro, por que não tem trânsito, segundo por que os motoristas são MUITO educados! E acho que é uma coisa específica de lá (ou até mesmo de toda Califórnia, não sei!), pois não lembro de ser assim em New York ou Fort Wayne (outros lugares dos EUA que já morei).

Em SF todos os carros páram para você atravessar a rua. É só você colocar o pé na calçada que os carros páram e esperam, calmamente, você cruzar. Claro que também existem regras para os pedestres, eles só podem atravessar nas esquinas, onde têm as faixas (e eles respeitam). Mas mesmo assim, em todos os lugares que vejo, especialmente no Brasil, ninguém pára  (até por que se você parar, capaz do carro de trás bater no seu carro!)

Lá, ninguém dirige estressado, ninguém buzina ou xinga no trânsito, uma beleza! Parece que todos estão passeando, sem pressa. Bem típico dos moradores de lá.

Já imaginava o choque que teria ao chegar aqui; temos MUITO trânsito, pessoas estressadas, poluição sonora, enfim... o pacote completo.

O que não havia atinado era para o fato de que a maioria dos motoristas daqui são muito MAL EDUCADOS, isso sim! Em uma semana que estava aqui vi cada uma! O cara me fura o sinal, fica parado no meio do cruzamento e ele ainda te xinga, fez gestos de mão! Olha a cara de pau do sujeito! Ele está errado e ainda tem a ousadia de te ofender! 

Aqui, se você está na pista da esquerda e precisa passar para a pista da direita (ou vice versa), pois logo ali na frente você terá que virar, é um desafio! Aconteceu mais de uma vez comigo desde que cheguei. A pessoa que está na sua direita, vendo você dar seta, ao invés de deixar você entrar (não é fila, corrida, nada disso!), não, ela acelera só para não te deixar entrar, de próposito! Gente, que falta de educação!

Sem contar o tanto de gente que fura o sinal de pedestres, na tora, sem menor constrangimento! (e nem pensem que só furou por que o sinal estava vazio não, o pobre do pedestre estava lá parado aguardando sua vez!).

Lembro que quando chegamos em SF eu já ia atravessando e o marido dizia "em algum momento você vai ser atropelada" e eu "não, aqui eles respeitam os pedestres, você verá".

Vivemos aqui em meio de tantas pessoas mal educadas no trânsito que fica mesmo difícil acreditar que é possível existir um lugar assim! Mas existe! Um lugar onde as pessoas respeitam as regras de trânsito, dão passagem a pedestre e a outro carro que espera para entrar ou mudar de pista e não jogam lixo na rua pela janela! E o que elas perdem fazendo isso? Um minuto de vida? Não, elas só ganham, a começar por uma vida mais relax e a terminar por ter qualidade de vida, pois não tem nada mais chato do que se desgastar com o stress do trânsito! 


(foto retirada da internet sem autor divulgado)

Nenhum comentário:

Postar um comentário